sábado, 25 de janeiro de 2014

Pão Caseiro

Pão Caseiro

Dividir conhecimento soma novas amizades e nos traz, em particular, uma imensa satisfação.

A receita que segue abaixo, é cópia de uma receita da Joana Pães, uma amiga que conheci em um grupo de pessoas que tem como prazer, fazer pães.

O interessante deste grupo é que ele é formado por pessoas que tem em comum a felicidade de fazer pães, mas que nem todos possuem os mesmos conhecimentos, sendo umas mais profissionais, e outras muito amadoras, iniciantes.

O pão é o alimento da vida, e nosso Mestre Jesus nos ensinou a dividi-lo.

Da receita da Joana, fiz uns ajustes, transformando as medidas em gramas e mililitros, uma vez que nas palavras do grande Chef em panificação Rogério Shimura: "pão é matemática, e deve ser feita na medida certa".

No entanto, com uma balança, mesmo caseira, e um medidor de litros, podemos realizar obras como desta foto na qual a receita segue abaixo. Pois não é necessário ser um grande mestre na gastronomia, mas sim, ser dedicado, e ter vontade para realizar seus desejos.





Vamos à Receita:

Ingredientes.

1) 500 gr de farinha de trigo;
2)     2 gr de sal;
3)   30 gr de açucar;
4)   20 gr de leite em pó;
5)   15 gr de fermento biológico seco, ou 45 gr de fermento biológico freco;
6)     1 ovo;
7)   50 ml de óleo;
8)   10 gr de manteiga;
9) 200 ml de água gelada.


Modo de fazer.

Misturar bens os ingredientes secos (1 a 5), colocar o ovo, o óleo e a manteiga e misturar até formar uma farofa. Acrescentar aos poucos a água. Sovar bem até atingir o ponto de véu.

Deixar a massa descansar em um saco plástico por 30 minutos. Após, cilindrar bem a massa.

Modelar os pães da forma desejada. Se desejar rechear, abra a massa e recheie com tiras finas de goiabada e enrole como um rocambole. Pincele com gema de ovo dissolvida em um pouquinho de leite (não muito), e deixe descansar por mais uns 30 minutos, ou até dobrar de tamanho.
  Antes de por para assar, pincele novamente os pães, e os coloque em forno previamente aquecido a 130 ° em forno turbo; 150 ° em forno lastro, e 180 ° forno de cozinha, durante 10 minutos em forno turbo; 20 minutos em forno lastro, e 30 minutos em forno de cozinha. Ou até ficar bem moreninho.

Atenção: O recheio pode ser qualquer um do gosto desejado, ou mesmo o pão pode ser feito sem recheio para que seja recheado ou degustado da forma que desejar.

Na foto acima, os rocamboles foram recheados com goiabada, e os redondos não possuem recheios, pois com requeijão ficaram uma delícia.

Aproveite, bom apetite.







2 comentários:

  1. O uso da água fria é recomendado para quem tem forno simples?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela participação Márcia. A água fria é recomendado para não deixar a massa esquentar durante o processo de sova.

      Excluir