sábado, 17 de novembro de 2012

Os segredos do pão francês, ou de sal.

Amigos, resolvi escrever sobre os segredos de como se fazer um bom pão francês ( é como chamamos aqui em Niterói - RJ).

Isto porque, sofri muito até encontrar a melhor receita e a melhor forma para um perfeito pão francês. Crocante, macio e que não fique nem duro menos ainda, borracha, no dia seguinte. Foram anos, meses e dia de pesquisa para se chegar a estes pãesinhos como abaixo. Aqui pra nós, encontrei a forma certa e os segredos, depois de conversar com uma senhorinha padeira, que me contou alguns de seus segredos.


Diferente do que se vê nos programas de tv, ou mesmo em revistas, não é tão simples como parece. A receita é bastante simples, farinha de trigo, sal, açucar, fermento biológico, reforçador e agua. Fazer a massa em ponto de véu enformar e colocar no forno com uma bandeja com agua para fazer o vapor. Não. Não faça em forno convencional. Não adianta bandeja com agua para fazer vapor. Não faça desta forma para não se decepcionar, como eu fique. Mas sou insistente, perseverante, e busquei a maneira correta que passo a compartilhar com vocês.

Aprendi, que a farinha tem de ser a melhor; a água tem de ser gelada (zero graus), e os demais ingredientes tem de ter a medida certa. Pão é matemática, não pode ter erro.

O forno, tem de ser turbo com vapor, igual os das padarias de hoje, o tamanho não importa, mas tem de ser profissional. E a massa, não pode ser sovada na mão, tem de ser preparada em uma masseira. Além do que depois de pronto e enformado, deve descançar, no mínimo 24 horas no freezer.

Desanima, sei que desanima fazer pão em casa. Mas não tem outro jeito para ficar do jeitinho que deve ficar. Macio, crocante na casca e com o miolo branquinho, é preciso boa técnica e equipamentos adequados.


Uma delícia não acham? Mas que trabalho. Trabalho que muita das vezes não é sequer percebido por quem degusta. Portanto, não devemos apenas comer um pedaço de pão, mas apreciá-lo, saboreá-lo dando ao pão o valor que ele merece. Pense nisto quando degustar o seu próximo pedaço.

O pão é o símbolo da vida. Devemos respeito a este alimento tão sagrado.

Assim, espero ter contribuído um pouco para a história do pão e levado até vocês a essencia deste alimento que, além de tudo que foi escrito acima, diminui a fome de muita gente.

Aí vai a receita deste maravilhoso alimento. O pãozinho de cada dia.

Ingredientes;

1 kg de farinha de trigo;                              100%
550 gr de água gelada;                                55%
40 gr de fermento biológico fresco;            4%
10 gr de açucar;                                         1%
20 gr de sal;                                               2%
10 gr de reforçador.                                    1%
uma colher de sobremesa rasa de banha de porco. 

Atenção: a quantidade de água deve pode ser modificada em razão da temperatura ou mesmo da qualidade da própria água. Portanto, coloque a água aos poucos para não deixar a massa úmida demais.

Na masseira, coloque os secos, (menos o fermento que não deve ter contato com o sal para não perder sua função. Lembre-se o fermento é um fungo e o sal é antifungicida, portanto, o sal diretamente em contato com o fermento o anula). A seguir ponha a água aos poucos, e depois de a massa ficar homogênia, coloque o fermento e a banha, e deixe bater até o ponto de véu (ponto em que a massa fica elástica sem romper).

Dê a forma desejada e leve para o freezer por 24 horas no mínimo.
Quando for assar o pão, retire do freezer, monte na assadeira própria para pão francês (aquela furadinha), e deixe-o descançar por 2 horas.

 Após, talhe o pão com uma gilete, ou bisturi para cozinha e preaqueça o forno a 200 gr. Coloque a assadeira no forno já aquecido, diminua a temperatura para 160 gr e ligue o vapor do forno por 2 segundos, deixe assar por (se for pãozinho francês 5 minutos dependendo do forno; se for bisnaga por 7 minutos). Este tempo pode alterar em razão do forno, portanto fique de olho e deixe no tempo desejado, geralmente quando ficar moreno.



Bom apetite.

Carlos Renato Pimentel Gomes.








95 comentários:

  1. Que delícia de pão!!!
    Como sou mega fã de pães feitos em casa, não tem como não deixar de seguir este blog..
    Peninha morar tão longe, e deixar de saborear este pães deliciosos quentinhos!!!

    Que Deus abençoe sua mãos Carlos!!!

    Beijos e Sucesso sempre!!

    Cris - Kitutis da Cris

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. trabalho em uma padaria de bairro e estamos tendo problemas na hora de desenformar , já untamos as formas mais não deu certo o que podemos fazer pra resouver este problema

      Excluir
    2. Obrigado pela participação no blog. Gostaria que deixasse o seu nome para podermos facilitar a comunicação.

      Sobre a sua dúvida, o que pode estar acontecendo é que a massa deve estar muito úmida. Tente finalizar a massa de forma que ela fique mais seca, utilizando menos água.

      Não é necessário untar as formas, desde que elas sejam telas próprias para assar o pão francês.

      Prazer do Pão agradece sua participação.

      Excluir
    3. BOM DIA!!!!! AO ANÔNIMO
      COLOCA NA FORMA, PAPEL MANTEIGA ANTES DE COLOCAR A MASSA NO FORNO, TUDO DARÁ CERTO, BOA SORTE.

      Excluir
    4. Untar com margarina, quero ver se agarra! a massa do pão francês quanto mais mole, melhor. uso margarina pra untar tudo. ;)

      Excluir
    5. Bom também é colocar farinha de rosca no pão, além dele não grudar, da uma qualidade a mais na casca.

      Excluir
  2. Obrigado Cris. Não poderia esperar outro comentário de uma gourmet na arte culinária. Querendo ou não Cris, você é mais do que uma Cheff, você é Mestre quando se trata de gastronomia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Carlos, concordo contigo em uma parte...rsrsrs e digo que "Somos" Mestres ok?! rsrs pq afinal vc arrasa com seus pães, e para lidar com panificação, tem que se ter talento, amor, criatividade e paixão! Sem esses ingredientes primordiais com certeza os pães não vão ter sucesso...
      Concorda meu amigo? rsrs

      bjss pra vc!

      Cris

      Excluir
  3. Não nem para comentar, de tão bom que é. Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  4. Olá eu gostaria de saber se mesmo eu fazendo da forma de colocar uma forma com agua no forno junto com a forma do pão para assar o pão vai fica muito ruim eu não ? ele fica um pouco parecido com o pão frances da padaria ou não ? pois eu gostaria de fazer para saber mas queria sua opinião pois voce ja fez como fala na postagem, e dessa forma que eu fazer colocando a forma com agua em baixo ele ficara duro ou borracha no outro dia ? a eu eugostaria de saber só mais uma coisa você sabe se existe forma dessa furadinha para pão frances só que caiba em forno convencional ?. Obrigado pela atenção dês de já.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Flávia. Primeiramente obrigado por participar do Blog.
      Quanto a assar o pão em forno convencional (caseiro), como disse em minha publicação acima, não consegui que ficasse bom. Não cresce e não fica nem perto do pão francês como na foto acima.
      Para isto é necessário equipamentos como masseira, cilindro e forno profissional com turbo.
      O vapor só é funcional quando a água é diretamente jogada no turbo do forno e isto só acontece uma vez, quando do início do processo, após colocar o pão no forno.
      Quanto à forma (tela) para pão francês em forno convencional, já vi uma vez em um programa de culinária que não me recordo o nome, vale à pena uma pesquisa na internet, a minha mede 40 x 60 cm.
      Sei que as respostas não foram as que você gostaria de ouvir, e sei como você se sente quanto estas notícias que lhe dei, eu também já passei por isto. Mas você pode fazer outros tipos de pães que ficam muito gostosos.
      Abraços e continue acompanhando o nosso blog.
      Ps. Pretendo por novas receitas de pães em breve.

      Suba ao menu ao lado e seja uma das seguidoras do blog para receber emails diretamente quando houver novidades.

      Obrigado.

      Excluir
    2. eu consigo fazer pão francês em forno comum e fica crocante por fora e macio por dentro, muito melhor do que as padarias daqui, agora tenho que concordar que o cilindro é imprescindível.. quanto ao forno basta primeiro após o crescimento borrifar agua com um borrifador comum e depois de um terço do tempo quando o pão já está quase pronto dá uma abrida no forno e borrifa água e fecha bem rápido.. ou atira um pouco de água com um copo na parte de baixo do forno... fica crocante e macio..

      Excluir
  5. a modelagem do pao e feita antes de ir ao freezer? ou apois sair do freezer abrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Respondendo a sua pergunta, a modelagem é feita antes de ir para o freezer. Modelamos cada pão e colocamos no freezer. No momento de assar, tirar com duas horas de antecedência para o fermento agir.

      boa sorte.

      Excluir
  6. Olá Meu nome é Jasiel Rocha e gostaria de saber se subistituindo a banha de porco por outro gordura qual deveria ser essa outra gordura que posso usar sem alterar muito no sabor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Jasiel pela participação.

      A banha de porco não dá sabor ao pão, apenas deixa a massa mais macia.
      Já utilizei margarina com gordura vejetal, em substituição a banha de porco, e ficou bastante parecido, quase não se nota a diferença.

      Abcs. e boa sorte.

      Excluir
  7. gostaria de saber qual o procedimento para usar o forno turbo como q eu ligo ele e preparo para assar o pão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cheila, obrigado e perdoe pela demora, estive fora.
      Os fornos diferem uns dos outros. Acho que você pode tira-la junto ao vendedor, ou no manual do equipamento.

      Excluir
  8. Ola adorei a receita! Gostaria de saber se poderia borrifar agua gelada no pao assim que colocar no forno caso nao tenha esse forno profissional ou nao fara diferenca?rs. Um forno profissional mas que nao seja com vapor.. serve? Ou pra sair como o da padaria teria mesmo que ser um proprio para paes?
    Outra duvida.. voce disse q deixa os paes congelados 2 horas em temp ambiente antes de assar pro fermento agir correto? deixo os paes cobertos por pano algo assim ou nao? nao ira ressecar a massa se deixar 2 horas sem nada por cima sera? Por que uns paes ficam com aquela casca de cima bem crocante e quase se soltando do pao e outros nao? Gosto dos que ficam com a casca bem crocante e quase se desprendendo do pao.. qual o segredo? bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em primeiro lugar, me desculpe pela demora na resposta, pois estive fora.
      Bem, para sair como o da padaria, acho que somente com o forno turbo com vapor. Mas vale à pena tentar a receita publicada pela nossa amiga Elisabete de Mello (abaixo. Não testei, mas achei interessante.
      Não precisa cobri-los, pois a a casca é formada pelo vapor do forno.
      Quanto as cascas que desprendem do pão, acho que depende do forno.

      Excluir
  9. Estou em Portugal e minha pergunta é:
    O que é o reforçador?

    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado e desculpe pela demora.
      Reforçador é um produto (tipo uma farinha) que melhora a qualidade da farinha de trigo, deixando-a mais forte.
      Também é conhecido como melhorador de farinha de trigo.

      Excluir
  10. Olá Carlo, legal o seu blog!
    Só algumas correções em relação as porcentagens
    Seria:
    FERMENTO 4%
    SAL 2%
    AÇÚCAR 1%
    REFORÇADOR 1%

    BOA SORTE!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por participar Ricardo. Desculpe pela demora na resposta.
      Já corrigi o percentual, pois a quantidade em grama está correta, o errado foi realmente o percentual.

      Excluir
    2. fermento seria no maximo 2%, 4% seria somente em região onde teria um inverno extremo, por favor vocês vão matar os clientes asia, e não se usa açucar, o trigo tem açucar o suficiente,

      Excluir
    3. Obrigado pela participação. Respeitamos todas as opiniões. Só peço que da próxima vez se identifique.
      Abraços.

      Excluir
  11. Olá. Sou vegetariana. Corro o risco de estar comendo pão francês com banha de porco?!?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por participar Elisabete de Mello.

      Não posso afirmar se sim ou não. Acho que esta análise deve ser do próprio vegetariano.

      Excluir
  12. Olá! Estou muito feliz com meu pão francês caseiro feito em forno convencional!

    Que maravilha! Fácil ! Fácil! Anote a receita:

    1 kg de farinha
    20 gramas de sal
    40 gramas de manteiga ou margarina (substitua por óleo se quiser)
    10 g Fermento Biológico Seco
    500 ml de água

    Colocar todos os ingredientes em sua batedeira planetária arno! E bater durante 10 minutos.

    Se não tiver batedeira, vá na mão mesmo! Mas lhe digo, ... vale a pena comprar uma batedeira planetária da arno!

    Quando atingir o ponto da massa, deixe descansar por 30 minutos ou até dobrar de volume.

    Depois que dobrar o volume, repartir a massa em pedaços.

    Passe em seu cilindro de pães (ou no rolo convencional).

    Modelado os pãezinhos, deixe descansar por mais 30 minutos ou até dobrar de volume.

    Passados os 30 minutos, aqueça uma panela com água. Enquanto a água aquece, ligue seu forno para esquentar.

    Coloque os pãezinhos em formas individuais (existem formas para assar pão ou bolo inglês de teflon ou de alumínio descartável nas lojas de utilidades domésticas).

    Acondicione estas formas em uma forma maior.

    Coloque a água fervendo na forma maior e a leve com os pães - depois de pincelados com água - (foto 01) para assar em seu forno convencional em banho maria!

    Este é o grande mistério solucionado!!!

    Asse os seus pãezinhos domésticos em banho maria!

    Obrigada Maaaria!

    Quando os pães começarem a dourar a casca, retire a água da forma, leve os pães novamente ao forno e deixe que eles terminem de assar até que fiquem douradinhos!

    Dê mais uma pinceladinha nos pães com água e beleza!

    Isto leva mais ou menos de 30 a 35 minutos!

    Um abraço!

    Faça um café bem quentinho e comemore!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Elisabete, mais uma vez obrigado por participar.

      Li sua receita e achei muito interessante, confesso que não testei.

      Visitei seu blog http://comida-vegan.blogspot.com.br/ e achei muito legal. Parabéns

      Excluir
  13. O balanceamento que vc colocou do fermento, açucar, sal e reforçador estão errados. O correto é 4%, 1%, 2% e 1%.
    Patricia Vieira - Técnica em panificação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela ajuda, já corrigi.
      Valeu pela participação.

      Excluir
  14. o pao afermenta no frizer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela participação.
      Não. A temperatura do freezer não deixa o pão fermentar. Por isto, quando vou assar deixo fora por umas 2 horas, quando o fermento torna a agir.

      Excluir
  15. Fabiana.
    Ola queria fazer em casa não tem jeito de serem feitos no forno de fogão a gás.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por participar Fabiana.
      Comigo só deu certo quando comprei um forno profissional. Tentei várias técnicas.
      Mas a Elisabete de Mello, (comentário acima), postou uma forma que ela afirma dar certo.
      Que tal tentar?

      Excluir
  16. Olá! Meu nome é Mylena e adoro cozinhar! Sempre que vou pra fazenda sinto muita falta do meu pãozinho francês. Não existe a possibilidade de fazê-lo em forno convencional? E existe forno semi industrial com vapor?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por participar, Mylena.
      Existe uma receita com uma determinada técnica que a participante Elisabete de Mello posto (acima), que afirma que dá certo.
      Eu ainda não testei, mas vou testar assim que possível.
      Pode estar aí a sua resposta.
      Quanto ao forno semi industrial não conheço.

      Excluir
  17. Olá! Meu nome é Ana. Há quase 10 anos sai de São Paulo - Capital e vim morar numa fazenda no interior do Estado. O pão francês da minha cidade é INSUPORTÁVEL! A todos que me visitam peço para trazerem pão francês (tem uns 4 fornecedores que eu conheço e são ótimos) em grande quantidade e então congelo para ir comendo até que outra visita traga mais pão. Ultimamente as visitas tem sido raras e eu estou ficando frequentemente sem pão. Resolvi então fazer meu próprio pão francês. Lendo sua matéria, concordei com o fato de que todos os ingredientes tem que ser de ótima qualidade, mas como nunca fiz pão francês não sei qual a melhor farinha de trigo, fermento biológico fresco ou qual o melhor reforçador (aliás, o quê é um reforçador?) poderia me dar umas dicas de marcas ou fabricantes de farinha, fermento e reforçador? Obrigada, e adoooooro seu blog!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana. Obrigado por suas palavras.
      Na verdade eu lhe peço milhões de desculpas por não ter respondido suas dúvidas. Não sei o que houve, mas a culpa é somente minha. Andei afastado com outros afazeres e não vi o seu comentário.
      Bem, se ainda é de ajuda, aqui vão as respostas:
      A questão da farinha você pode olhar no verso do pacote a quantidade de proteínas, se for igual ou acima de 7%, é uma farinha razoável, a maioria das farinhas no Brasil está com esta porcentagem de proteínas, então dá para utiliza-la; veja também a cor, gosto de farinhas claras. Em São Paulo existem excelentes farinhas como: Anaconda, Venturelli, e outras.
      Reforçador ou melhorador é um produto para aumentar a qualidade do glutem, é o que dá a elasticidade à massa do pão.
      O fermento biológico pode ser qualquer marca desde que esteja no prazo de vencimento. Hoje eu utilizo fermento seco, que é 3 vezes mais forte do que o biológico. Se você desejar utilizar este tipo de fermento basta dividir o peso do fermento biológico por 3.
      Bem se ainda pude ajudar fico feliz, mas pelo tempo, penso que você já resolveu estas dúvidas.

      Mais uma vez obrigado e desculpe-me por não ter observado o seu comentário antes.

      Excluir
  18. GOSTARIA DE SABER UMA RECEITA DE PASTEL FOLHADO?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Existe sim, assim que puder vou publicar.

      Obrigado por participar.

      Excluir
  19. essa massa precisa ser cilindrada ou não?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela participação, mas da próxima vez se identifique.
      Toda massa de pão quando cilindrada provoca uma qualidade melhor.
      Pode ser sim cilindrada, mas necessariamente, com um bom descanso, ela já fica boa.

      Excluir
  20. ola meu nome e ricardo eu to começando agora acabei de montar uma padaria em minas gerais
    e gostei muito da sua receita mas estava pressisando tira uma duvida urgente
    essa receita só pode ser feita com prazo de 24 horas de descanso no frizer ou posso fazer as 6 horas da tarde sem colocar no frizer e assar as 5 horas da manhã que deus abençoe pela informação

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ricardo obrigado por participar. Desculpe a demora mas estive fora e não pude responder.
      Mas vamos lá. Você falou que está abrindo uma padaria.
      Ricardo, neste caso o melhor é você fazer o pão com a mistura para pães de boa qualidade. A receita acima é para poucas quantidades e caseira.
      Mas se você quiser utilizar a receita acima, em um tempo de 6 horas, penso que você deve colocá-la para crescer lentamente na geladeira, inclusive achar o ponto certo do fermento, para não ultrapassar o tamanho ideal.
      Obrigado.

      Excluir
  21. onde encontrar reforçador de farinha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela sua participação.
      O reforçador de farinha, também conhecido como melhorador de farinhas é encontrado nos supermercados que vendem atacados e varejo. Ex. Assaí, Makro,....

      Excluir
  22. no caso da farinha ja ter fermento e o mesmo processo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fábio, obrigado pela sua participação.

      Para a fabricação de pão não se deve utilizar farinha com fermento, pois existe medida própria para a colocação do fermento.

      Pode-se utilizar a mistura pronta, que ainda assim, o fermento é colocado separadamente.

      Excluir
  23. Kra adorei o blog. Fiquei com água na boca. Ainda sou iniciante no preparo de pães e digo que já errei muito. Pão é matemática mas também é uma arte. Arte essa que um dia aprenderei. Já estou melhorando. Não tenho todos os equipamentos mas vou testar essa receita e ver o que acontece. Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Thiago. Você diz que errou muito, eu digo que continuo errando. Thiago, é errando que se aprende. Pense nisso.

      Excluir
  24. Cara me ajuda?
    Tenho padaria mais meu pão nao fica crocante. Ele fica borrachudo ou as vezes duro o q eu faço me ajuda o mais rápido q puder

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sergio me desculpe a demora, mas estava fora em viagem.
      Podem ser vários o seu problema, desde a qualidade da farinha, a temperatura, a quantidade de agua ...
      Use farinha de boa qualidade, e reveja a agua e o fermento.

      Excluir
  25. Meu nome e luciene trabalho com produtos congelados gostaria de saber quanto tempo esse pão pode ficar congelado sem perder a qualidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Luciene.
      Acho que nao mais do que 5 dias, estando bem acondicionado em saco plastico.
      Obrigado.

      Excluir
  26. Olá, gostaria de saber se vc tem experiencia com tapioca? Ou se vc sabe quanto tempo dura uma tapioca rechegada no congelador embalada a vácuo? Só mais uma pergunta.... vc tem algum segredo para aquecer ela no microondas e não ficar murcha??
    Obrigada

    ResponderExcluir
  27. Oi Silvana.
    Não trabalho com este produto. Não poderei ajudá-la.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  28. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Edgar pela visita.

      Vários podem ser os problemas com o seu pão. O calor exige um pouco mais de hidratação, veja a porcentagem da água. Além disso, veja se o descanso está sendo feito em armário fechado, pois ao ar livre o pão resseca antes mesmo de ir ao forno.
      Verifique o seu fermento se já não está vencido. Faça uma esponja com 100gr de água mais 100 gr de trigo e 10 gramas do fermento. Se crescer está bom.
      Verifique estes itens. Espero ter contribuído.
      Obrigado.

      Excluir
    2. Edgar, utilize sempre água fria para a massa não esquentar, se isto acontecer o fermento pode ser afetado e perder a sua função.

      PS. Me desculpe, removi o seu comentário por descuido. Mas acima vão as respostas que me solicitou. Abaixo cópia de seu comentário.

      "Ola !!! Meu nome é Edgar Gostaria de obter ajuda com dois problemas... Quando vou assar o pão francês (que aparentemente não apresenta problema algum) ao dar vapor, o correto seria ele desenvolver um pouco, abrir a pestana e tudo mais... porém não é o que esta acontecendo. Ao contrario disso ele fica resseco e baixo! Outro problema é que depois de assado (tanto os pães franceses como os pães doce) estão ficando muito ressecados , tendo em vista que a cidade onde moro é muito quente.Gostaria de obter ajuda para melhorar a qualidade e evitar possíveis perdas. Possuo um forno elétrico turbo. Onde posso esta errando?
      Desde ja agradeço e lhe parabenizo!! "

      Excluir
  29. Olá,gostaria de saber como fazer o pão do dia sequinte,vou trabalhar numa padaria e ainda não consequi a contidade exata de fermento para fazer 10KG de farinha. Para o dia, costumo usar 90gr a150gr. de fermento para assar a tarde! Se eu tirar o pão do freesser ás 20:00horas para que ele asse as 6:00horas da manhã. vc sabe a contidade de fermento que devo usar! a receita que vc deu e ótima multipliquei e deu certo!só preciso achar a f ermentação adeguada, se vc puder me ajudar fico grata! preciso deste emprego. desde ja te agradeço que Deus te abençôe....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por sua visita Claumaria.
      Quanto menos fermento, maior o sabor e o tempo para que o pão atinja a fermentação desejada.
      Você pode diminuir a quantidade de fermento.
      Agora, esta receita foi feita para pequenas quantidades, mas se está dando certo para grandes quantidades fico feliz.
      Talvez uma regra de três funcione, ou seja: se você utiliza 90gr de fermento e o pão atinge o tamanho desejado em 3 horas, 45gr ficará pronto em 6 horas.
      Espero tê-la ajudado.

      Excluir
  30. Boa Noite, meu nome é Aline e gostaria de saber se existe uma marca ou modelo de forno que seja melhor e mais econômico, ? e parabéns pelo blog e pela receita , obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem agradece a sua visita somos nós. Quanto à sua pergunta não sabemos responder por não termos capacidade técnica para tal.

      Obrigado.

      Excluir
  31. Boa noite, tenho uma mercearia e gostaria de poder vender pão francês, pois meus fregueses pedem muito, mas não queria contratar um padeiro e não tenho tempo para fazer a massa, pois como você bem explicou, é um procedimento complicado, contudo não teria problema em comprar um forno adequado para assá-los. Pois bem, pergunto: você vende a massa pronta, ou conhece alguém que forneça?

    ResponderExcluir
  32. Obrigado Giselle
    Gostaria de conversar sobre seu caso por e-mail.
    Entre em contato pelo e-mail carlosrenato_adv@yahoo.com.br.
    Te aguardo.

    ResponderExcluir
  33. olá amigo seu blog é fantástico, vc poderia me dar uma ideia se possível, montei uma mini panificadora e na hora de optar por uma amassadeira optei pela amassadeira rápida de uma velocidade MR25 gastromaq, mas não consigo achar o ponto de véu, o pão fica sem aquela pestana e meio enrugado vc acha q preciso de um cilindro? ou tem alguma ideia onde pode estar o erro estou usando a farinha pronta para pão francês da nita optei por ela pela concentração de proteína 12%. deis de já obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado João Batista, bom dia.

      Já passei por estes problemas e descobri que o problema, geralmente, está na quantidade de água. Eu também utilizo a mistura NITA, e coloco 50% de água (depende também da região em que você esteja), fermento e mais nada.
      Já utilizei banha, margarina, mas não faz tanta diferença, esta farinha é muito boa.
      Procure deixar a massa descansar bem, para depois modelar os pães e deixá-los crescer até que apertando de leve com o dedo na massa modelada ela retorne a sua forma normal. Ponto certo para fornear.
      O forno deve ser turbo e estar a 230 graus para receber os pães, e depois de dar o vapor, diminua sua temperatura para os 180o. e deixe por uns 10 minutos, dependendo da quantidade de pães que você coloque para assar.
      Quanto a masseira, não creio que tenha interferência, você terá que se acostumar a ela.
      Boa sorte.

      Excluir
  34. aguardo a resposta
    Meu nome: Edvaldo Santos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Edvaldo, peço que repita a sua dúvida.
      Obrigado.

      Excluir
  35. moro nos estados unidos, como se chama o melhorador de farinha? como encontro? se e o mesmo que vc chama reforcador?

    ResponderExcluir
  36. Oi Nilzette obrigado pela sua participação.
    Respondendo sua dúvida, sim. Melhorador = reforçador.

    ResponderExcluir
  37. Eu tenho forno a vapor! O q devo fazer para o pão ñ murchar enquanto assa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alex, obrigado pela participação. Provavelmente o pão descansou além do necessário, isto faz com que ao colocá-lo no forno ele cresça ainda mais e estoure, perdendo toda a elasticidade. Reveja o ponto desencanto da massa.

      Excluir
  38. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  39. meu nome é Edina tenho 3 perguntas, o que é o reforçador? e como embalar esse pâes para colocar no freezer? e se eles ficam congelam?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Edina.
      Reforçador é um produto que tem a função de melhorar a qualidade da farinha de trigo, também conhecido como melhorador.
      Quanto ao processo de congelamento, você deve embalar bem em sacos plásticos.
      Se tiver o apropriado para congelamento melhor.
      Você pode congelar qualquer pão pronto.
      Para consumir deixe descongelar naturalmente.
      Se quiser comer quentinho basta por no forno médio por uns 3 minutos
      Obrigado pela visita.

      Excluir
  40. Boa madrugada... Rs
    Estou com um pequeno problema que pela hora percebe se que esta me tirando o sono rs
    Eu trabalhei um bom tempo em um mercado e o horário que tirávamos a massa do pão para o dia seguinte era as duas da tarde.
    Usavamos a farinha "Molino Rosso" com 20gm de fermento seco, água bem gelada e acrescenta 70 gramas de sal para cada 25 killos.
    Fui demitido e estou trabalhando em uma padaria pequena e já fiz de tudo e não estou conseguindo tirar um pão de qualidade batendo a massa no mesmo horário que no mercado, isso esta me prendendo muito ao trabalho que por ser uma padaria pequena não tem condições de contratar padeiro para dois turnos e eu acabo tebdo que trabalhar de manhã, largo meio dia e volto as 18:00 :/
    Eu já fiz todos os calculos possíveis, cheguei a colocar 30 gramas de fermento seco para 10 KL de farinha e o pão não desenvolve corretamente, ele chega em uma certa etapa de fermentação e para e dali não sai mais, já esperimentei deixa-lo mais de 20 horaw bo armário e nem morrer ele morre.
    O que devo fazer para voltar a tirar a massa do dia seguinte a tarde?

    ResponderExcluir
  41. Boa madrugada, estou com um probleminha que como podem ver tem tirado meu sono rs
    Eu trabalhei durante anos em um mercado onde tiravamos a massa do pão para a manhã seguinte as duas da tarde.
    Nessa ocasião usava uma farinha de boa qualidade chamada molino rosso e para cada saca de 25 killos acrescentava-se 70gm de sal, 200gm reforçador e 20~25gm de fermento biologico seco.
    Dai fui despensado desse mercado e estou trabalgando em uma padaria pequena próxima a minha casa, e não estou conseguindo acertar essa marcação pra tirar o pão do dia seguinte a tarde nem por reza braba!
    No novo emprego estou trabalhando com dois tipos de farinha que já estavam no estoque... Pré Massa e Benta Mix.
    Já fiz todos os calculos possíveis e o pão não desenvolve corretamente, ele até fica bom, com casquinha crocante e miolo branquinho, porém, fica muito pequeno.
    Já fiz um teste onde para 10kg De farinha coloquei 30gm de fermento seco, 150gm Reforçador e 25gm de sal.
    Mais o pão simplesmente não desenvolve, chega uma certa hora que a fermentação simplesmente para.
    Por ser o pão do dia seguinte e por estar muito calor fico receoso de aumentar o fermento e ficar sem pão no dia seguinte, mais por outro lado esta muito disgastante ter de ir 6 da tarde para tirar o pão da manha do dia seguinte e ter que estar lá 5:30 para fornealo, não estou tendo vida e por mais que eu ame panificação isso ta acabando cmg rs.
    Sera que vcs teriam alguma solução para me ajudar com esse meu problema?
    A massa do dia seguinte tirando de 18:00~19:00 eu costumo tirar massas de 15KL e acrescento 55~70gm de fermento seco, 150gm de reforçador e 30 gm de açúcar pois o pão estava ficando meip esbranquiçado.
    Estou procurando a melhor maneira de trabalhar e se puderem me ajudar serei eternamente grato :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Leonardo.
      Infelizmente não posso te ajudar.
      Minha produção é artesanal e consequentemente, em pequena escala.
      Ainda assim, obrigado pela visita e boa sorte.

      Excluir
  42. O vapor é ligado por dois segundos, esquentar o forno convencional a 220 gráus ponha uma assadeira na parte de baixo quando for botar OS pães joque duas pedras de gelo dentro da assadeira quente da certo fica ótimo não igual ao turbo mas fica bom

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leno, obrigado pela sua participação. Esteja sempre presente com suas dicas.

      Excluir
  43. Boa noite na padaria q eu trabalho naum tem fermento fresco só seco tem problema....pq o fermento seco tem misturar cm a massa antes de adcionar a água.. pq devo fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite . Obrigado por seu comentário.
      O fermento seco mistura-se diretamente à farinha para ser ativado após a colocação da água.
      O fermento seco é três vezes mais forte do que o fresco, assim uma porção do fermento seco equivale a três porções do fresco.

      Excluir
  44. Olá,gostaria de fazer com menos de 1 kilo(500gr)de trigo,como faço para acertar as dosagens dos outros ingredientes,é minha primeira experiência,temo um desastre maior,kkk,obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Neide pela participação.
      Para fazer qualquer quantidade basta seguir a porcentagem acima.
      lembre-se que a farinha de trigo é sempre 100%, sendo esta a base da medida para os demais ingredientes.

      Excluir
  45. Bom dia !!prazer sou jorina ;; Amei seu blog. Parabens.onde compro esse produto melhorador?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela participação Jorgina Araújo.
      Você encontra este produto nas lojas atacadistas, do tipo Assaí, Macro, e outras, ou em lojas especializadas em panificação.

      Excluir
  46. Boa tarde, gostei da aparência do seu pão. Acredito que seja bem gostoso. Faço pão em casa e assim como vc, demorei até chegar no ponto certo. Gostaria apenas de discordar quando vc diz que tem que ter forno profissional e que a receita tem que ser matemática para atingir o ponto desejado. Nos pães que faço, uso os ingredientes de forma não matemática, aumentando ou diminuindo a percentagem dos mesmos, de acordo com o objetivo. Utilizo um forno caseiro (electrolux de 6 bocas) introduzindo apenas alguns macetes e o pão fica com padrão superior aos da padaria. Este comentário não é uma crítica, serve apenas para não desistimular as pessoas que não têm forno profissional. Parabéns pelo blog. Abs

    ResponderExcluir